domingo, 6 de março de 2011

A título de apresentação

Caríssimos,

Demorei e resisti durante alguns anos até poder-me convencer- ainda que precariamente- que poderia desenvolver uma atividade mais frequente de comunicação nessa assombrosa mídia que são os blogs. Sou admirador e frequentador de alguns deles e, dentre os mais estimulantes, não poderia deixar de citar, agradecendo desde já o incentivo, o "Filósofo grego" e o "Arbítrio do Yúdice", mantidos pelos amigos professores André Coelho e Yúdice Nascimento.

Contudo, precisamente pela refinada inteligência de ambos e pelas artimanhas quase mágicas com que conseguem manter suas postagens vivas, provocantes e com dinâmica atualização, duvidei e continuo duvidando de que possa sustentar algo tão interessante em meio no qual sou tão tímido, como a rede mundial de computadores. E não o digo por nostalgia, estratégia retórica ou conservadorismo, mesmo sabendo que poderia soar de cada uma dessas formas. Se o faço é por ter decidido, não  obstante, lançar o meu blog (!) e assim considerar que expor as minhas cautelas em relação a isso seria um bom começo, pois a verdade dos sentimentos é um bom início diante das dúvidas, e, doutro modo, estaria desafiando a mim mesmo no desabafo.

Esse blog propõe-se discutir os temas mais afetos aos meus interesses, especialmente a história e a filosofia do direito, relações entre direito e literatura, além de religião e teologia. E se a proposta parece extensa é mais pela minha falta de cerimônia em transitar por essas leituras e debates e menos, bem menos pela erudição que poderia dar profundo suporte à minha pretensão. Gostaria de ter aqui um ponto de encontro ou de passagem dos amigos, professores e alunos, bem como demais interessados nos temas sugeridos. Quem sabe possa reencontrar o rumo de conversas interrompidas com velhos conhecidos, cujos compromissos acabaram distanciando. Isso, por si mesmo, já justificaria o esforço.

Cordialmente,

Sandro Alex

12 comentários:

  1. Interessante iniciativa. Assim como você, tenho restringido minha interação com a rede. Confesso que apenas- de modo egoísta- usufruo do conhecimento prático compartilhado através destes Blogs, em especial os de receitas (risos). Porém, passa a ser mais iminente a possibilidade de aderir ao "clube", visto que Blogs são uma boa maneira de compartilhar artigos, publicá-los.. além de ter sido incentivada, indiretamente, por meu professor de HDPJ.

    ResponderExcluir
  2. Cara, agora é só manter a regularidade das postagens. A iniciativa é ótima, você é um cara que não podia ficar de fora da blogosfera, porque tem muito a compartilhar e com que enriquecer a vida virtual e real de quem o seguir. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido, antes de mais nada, grato pela referência gentil. Fico extremamente feliz que tenhas criado um blog. Acho que certas pessoas precisam compartilhar as suas ideias com o mundo, ajudando a melhorar a qualidade do que se publica na Internet, em geral tão banal e até mesmo nocivo.
    Se vale uma sugestão, não te preocupes com a atualização do blog. À medida que tiveres o que dizer, publica. Esta coisa é meio viciante e temos uma tendência a ficar algo obsessivos, a princípio. Mas um blog recente (e de conteúdo não sem vergonha) costuma ter poucas visitas e isso nos frustra. Com o tempo, vamos encontrando o tom.
    Eu atualizo com frequência porque escrevo muito sobre o cotidiano, mas se a proposta fossem privilegiar as análises jurídico-penais, no meu caso; as filosóficas, no caso do André; e as histórico-filosófico-literário-teológicas, como no teu, é natural que o ritmo seja mais lento e refletido.
    Não duvido que este espaço levará muito pouco tempo para estar cheio de seguidores ávidos pelas próximas notícias. E isto porque nós realmente queremos saber o que pensas.
    Compartilha conosco, amigo!

    ResponderExcluir
  4. Professor!
    Estou muito feliz por ter encontrado seu blog!
    Ansioso por mais postagens!
    Cordialmente.

    Ricardo Evandro Martins.

    ResponderExcluir
  5. Ótima notícia!!
    Fico feliz que tenha aderido á blogsfera! É um ótimo meio de comunicação, com potencial de aproximar idéias e pessoas. Estarei seguindo o seu blog, e o colocarei dentre a lista dos recomendados no meu próprio.
    Abraços, kalé tyche!

    ResponderExcluir
  6. Professor,
    excelente idéia a de fazer um blog, e gostaria de ver alguma postagem sobre religião e teologia nele, pois fiquei curioso quanto a seus posicionamentos no assunto.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo,

    Parabéns pelo blog! No início as coisas parecem andar devagar, mas aos poucos vão pegando ritmo, mesmo que às vezes ele se perca de novo (isso acontece comigo vez por outra). O importante é expressar as ideias, e no seu caso isso é sempre muito instrutivo.

    Seja bem vindo e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Caríssimo professor é uma grande felicidade ter aqui um espaço de encontro com a proficiência de suas palavras.
    O convido para em um momento de especial solidariedade visitar meu singelo blog de poemas e devaneios habituais de minha digressiva personalidade.
    O link é http://opoetaeaputa.wordpress.com/.
    Obs:Apesar do nome duvidoso, não trata-se de excentricidade mas simples brincadeira cujo intuito é chamar a atenção -na (concorrida) blogosfera- e consequentemente leitores.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Meu Caro Professor,

    Seja bem vindo a esse mundinho - ou inferninho, se for o caso.

    Puxe uma cadeira, sinta-se em casa e nos agracie com suas palavras.

    abs,
    PA

    ResponderExcluir
  10. Caríssimo Sandro,

    meus parabéns pelo blog. Muito bom ter a sua presença nesse meio, mesmo que nem blog eu tenha.

    Atualmente, tenho lido mais blogs do que os próprios noticiários, o que tende a se acentuar com você completando essa turma, junto com André Coelho e Yúdice.

    Parabéns pelas postagens.

    Grande abraço,

    Vitor Martins Dias

    ResponderExcluir